segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Segredo de vó: "Quando sorrimos pra vida, ela sorri de volta."

Hoje foi o começo das comemorações dos 92 da minha avó. Foi uma reunião reservada, somente a família do dia-a-dia.

Adoro ouvir as histórias que as minhas avós contam. Histórias sobre tempos remotos, histórias sobre torrar café, moer o café e fazer macarrão (literalmente fazer o macarrão). Histórias que incluem até mesmo dormir sobre máquinas de costura. Histórias de uma vida bem vivida.

Engraçado pensar que até pouco tempo atrás mulheres não tivessem escolha quanto à profissão. Suas vidas estavam diretamente ligadas à regras sociais rígidas e também às necessidades da época, quando praticamente tudo em casa era artesanal.
(Até pouco tempo atrás?!?! Em que mundo será que vivo? Olhar um pouquinho pros lados também é bom! Mas isso é um capítulo à parte...)

As vezes julgo. Histórias de outra época ou de outras culturas as vezes parecem tortura.Pergunto se é possível se realizar como mulher num contexto tão restritivo. Como mulher num sentido individual, não como mãe ou esposa, como mulher.
Pois a resposta é simples e rápida. Minhas avós olham com um olhar sereno, um brilho nos olhos e um sorriso confortável: "Sim, realizadas e felizes."


"Quanto maior o desafio, mais saborosa a conquista."


Talvez não haja segredos.
Talvez o segredo seja um só: "Quando sorrimos pra vida, ela sorri de volta."

2 comentários:

  1. Oi Lu...que linda sua avó fazendo 92 anos...PARABÉNS!!!
    Morro de saudades das histórias das minhas avós...
    Beijo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ha ha ha, ai Silvia, dá até vergonha em responder com tanto atraso mas ainda tenho esperanças de manter esse blog.

      Em fevereiro minha avó faz 96, olha só que vergonha. Só vi esse comentário hoje!

      Sou uma pata choca! kkk

      Beijos e saudades de vocês!!!
      :)

      Excluir